Qual a influência da falta de conhecimento ou atenção do usuário na segurança digital?

Neste artigo iremos abordar a conscientização do usuário em relação a importância da segurança no uso cotidiano de ferramentas online.

Não dá mais para ficar sem internet, não é mesmo? Mas é importante estar atento. Seguindo nossas dicas abaixo, você estará bem mais protegido contra fraudes.

Pagamentos

Não acesse o site do seu banco através de links. Abra diretamente para evitar cair em um phishing, que é um site que parece o original, mas que apenas rouba seus dados.

Não confie em boletos enviados por e-mail. Ao pagar, confira o nome do destinatário que aparece.

Cuidado com pedidos de Pix por mensagem, principalmente se a conta estiver em nome de outra pessoa.

Uma coisa importante a observar em toda transferência é o nome do destinatário que o banco exibe.

Um amigo ou familiar te pediu um Pix? Ligue para ele para confirmar, isso pode te evitar problemas.

Ou então você viu um produto online e resolveu comprar. Crie um cartão virtual. A maioria dos apps de cartão oferece essa opção, onde o número de cartão gerado funciona em apenas uma compra.

Senhas

Nada de usar datas, nomes isolados e números sequenciais. Será fácil descobrir.
Isso inclui a senha de desbloqueio do seu celular, heim?

Sempre que possível, ative a autenticação em dois fatores. Nesse caso, será solicitado além da sua senha, outra senha informada ou aleatória, sempre que entrar em um novo dispositivo, que é geralmente enviada por SMS ou e-mail. É importante lembrar que nenhuma empresa vai te ligar ou enviar mensagem perguntando qual é essa senha, isso é privado. Um dos golpes é realizar uma ligação se passando pelo banco e pedir essa senha aleatória.

O Instagram recentemente ressaltou a necessidade de cuidados para evitar cair em golpes de falsas mensagens enviadas pelo Direct. Eles não enviam mensagens solicitando dados.

Veja como ativar a autenticação em dois fatores em alguns serviços:

 WhatsApp, Instagram, Google

Falsas promoções

Desconfie de promoções que pedem para você enviar um link para seus contatos pelo WhatsApp. Não há como saber se você enviou ou não, então geralmente são falsas com objetivo de espalhar um endereço malicioso.

Cuidado também com as fakes news. Sempre confira uma notícia em mais de uma fonte ou no local oficial. Golpistas podem aproveitar temas em alta para aplicarem golpes através de uma notícia falsa ou prejudicar alguém.

Sistemas

Mantenha seus sistemas atualizados para correções de segurança e evite instalar apps fora da loja de aplicativos no Android, os .apk.